WORKSHOP QUILOMBOS E QUILOMBOLAS – ISCTE , 8 MARÇO 2012 , 15: 00

WORKSHOP

QUILOMBOS E QUILOMBOLAS

TERRITORIALIDADES, IDENTIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Os Quilombolas – descendentes de escravos africanos – lutam diariamente no seio da sociedade brasileira pela preservação do seu património ambiental e cultural e pelo reconhecimento dos seus valores e direitos. Preservando manifestações e tradições de matriz africana que foram passando de geração em geração, os Quilombos detêm um legado cultural e social riquíssimo. O resgate da sua cultura atravessa fronteiras, aproxima continentes e povos e valoriza a importância das raízes africanas na constituição das sociedades actuais.

A delegação da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), de visita a Lisboa no âmbito da Semana Intercultural “O percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens” (1), com este Workshop procura proporcionar uma discussão sobre o significado dos chamados Quilombos nos dias actuais, fazendo reflectir sobre as mobilizações político-organizativas de luta pela terra e sobre os obstáculos colocados ao reconhecimento dos direitos territoriais das comunidades quilombolas. Pretende ainda realizar a troca de informações e conhecimento a respeito das comunidades quilombolas e seus desafios contemporâneos.

1. Projecto desenvolvido, em parceria, pela ACONERUQ, o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), a Plataforma das ONG de Cabo Verde (PONG’S) e a ONG guineense Acção para o Desenvolvimento (AD) e co-financiado pela Comissão Europeia e pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento Mais informações em: www.quilomboscontemporaneos.org

Workshop Quilombolas.pdf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s